08/08/2008

08/08/08



X






E precisa dizer alguma coisa?

É verdade que foi lindo.
Também é fato toda a história envolvida nesse evento.
E eu adoro esporte... é certo que vou passar algumas horas em frente a TV torcendo.
Mas uma coisa é celebrar o esporte, a reunião de representantes das mais variadas nações... outra é gastar 40 bilhões de dólares pra preparar o evento.

Quando eu for responsável pelas Olimpíadas [er... ], a minha abertura vai ser toda em computação gráfica. É! Eu vou ter idéias super originais, mas elas não vão sair do computador. E eu vou ficar narrando:
"Nós pensamos nesta belíssima coreografia para mostrar a trajetória do Brasil nas Olimpíadas. No entanto, depois de orçar o custo desta etapa, achamos por bem investir esse dinheiro na educação do País." [e aí mostraria o que foi feito com a grana]
"Para acender a Pira Olímpica tivemos esta super idéia original. O custo disso seria exorbitante. Preferimos investir na Saúde da população." [e aí mostraria feitos e números]
E assim por diante.
Vou executar todo o protocolo da abertura, claro. Mas de forma simples e barata. Sem ostentação!

hunf!


Sugestão da casa: yakissoba [¬¬]

6 comentários:

LETÍCIA CASTRO disse...

Nossa, Fran, arrasou! Vc falou o que eu tenho vontade de dizer no Babel, mas vou fazer um texto enaltecendo algumas coisas pelo "espírito olímpico". Mas a razão a tua, amiga, concordo em gênero, número e grau e essa foto da criança, rapaz... Foi um soco no estômago. Parabéns por alastrá-la aqui.
Fran, fiquei meio sumida essa semana por conta do trabalho que foi muito, mas vi teu recadinho e fiz questão de vir aqui te deixar um beijinho de fim de semana tb, viu?
Beijão!
By the way, adoro yakissoba, com ironia, é melhor ainda. hehehe
Lê.

Carla M. disse...

Fran, fiquei zonza. Eu confesso que adoro essa coisa toda que envolve as olimpíadas, mas concordo demais com tua crítica.

Recentemente, quando se candidataram as cidades para receber jogos da Copa do Mundo de 2014 houve uma reportagem no principal jornal de Porto Alegre. Todas as autoridades locais entrevistadas falaram do que isso iria representar para a cidade. No meio de discursos sobre colocar a cidade no mapa do mundo e tal, uma voz dissonante disse que olhava com desconfiança os investimentos em um novo estádio de futebol, com shopping center acoplado à um hotel e centro de treinamentod e primeiro mundo. O cara por um acaso meu orientador, mas isso só depõe sobre que tipo de coisa eu penso pra me aproximar de alguém.

Eu confesso qeu é tentador pensar que haverá finalmente a cosntrução da linha 2 do metrô por conta disso. Mas eu fico pensando por que tem que acontcer uma copa do mundo pra coisa sair do papel depois de 20 anos!!!

Finalmente, podem até dizer que isso gera um monte de empregos, com recursos captados de lugares onde eles só sairão para esse tipo de coisa. Mas eu continuo indignada, por que esses empregos poderiam surgir de uma forma menos espetaculosa.

Pão e circo, muito mais circo. E u vejo todo dia palhaçada de graça...

beijocas!

PS: juro que vou tentar ser menos intensa na escrita, pra não te fazer chorar de novo!

B.R.U.N.O. disse...

Concordo com a Letícia...
Em todos os aspectos.
Fotos assim nos mostram a realidade como é, sem ilusões.
Um absurdo o orçamento final dos jogos olímpicos deste ano, mesmo levando em conta que é um país comunista.
Ah, e gostei do seu jeito de escrever!
Obrigado.

Anônimo disse...

errr... não vi abertura, e acho que não vou ver nenhuma competição inteira :( queria assistir ao vôlei feminino e ao futebol (masculino e feminino), mas na China é p... horário de corno.

Pois é, tantas coisas mais emergentes para se gastar o dinheiro, mas com certeza não é só nas Olímpiadas que há mal us de dinheiro...

bjo menina que nunca foi assaltada hauhau

kilder disse...

foi uma critica bem pensada e dita da forma certa, bem legal o blog! parabens....

Paula disse...

Infelizmente sabemos que não vai ser assim né, milhões que poderiam ser gastos em educação ou saúde, vão ser gastos em espetáculo para os gringos...
E como se a China fosse um país perfeito tbm...
Beijokas, te vi na comu "Blogueiros", espero que vistite o meu também!
http://escrevoporque.blogspot.com/
Beijokas